História

  Esta é dada como primeira foto de uma chow chow ela se parece muito com minha Thora.
 
first picture above: Chow VIII (born 1895; photo from 1903; source); second picture above: Champion Blue Blood (born 1893; source)]





É um tipo único de cão, pensa-se que é uma das mais antigas raças conhecidas. A raça é originária da Mongólia e não da China, como muitos pensam. Na invasão da Mongólia pela China, os chineses se admiraram com essa raça e pegaram exemplares para levar para a China. Um baixo-relevo de 150 a.C. (durante a Dinastia Han) possui um cão de caça similar em aparência com o Chow Chow. Análises de DNA recentes confirmam que é uma das mais antigas raças de cães[1] Chow Chows foram originalmente ensinados com o propósito de serem cães de pastoreio, caça, e guarda. A raça também foi usada para puxar trenós e pela carne e pele.





    No Tibet o Chow-Chow foi um dos cães prediletos dos monges, ali eram criados nos mosteiros para a guarda, mais tarde o povo Ainú foi o primeiro a valorizar as suas qualidades, foi usado como cão de trenó, guarda de pastoreio, de briga e até de refeição. O nome Chow-Chow deve-se aos habitantes de Cantón, mas não é uma raça típica chinesa, segundo estudos provém da Sibéria e foi levado a China pelos tártaros durante as invasões. Até épocas bem recentes o Chow-Chow foi usado na China para guarda e caça, sabemos que a nobreza Chinesa mantinha seus Chows com o máximo conforto servidos por criados que estavam a sua disposição para satisfazer-lhes qualquer necessidade. Na China a carne de Chow-Chow se come como uma iguaria. O hábito de se comer carne de cachorro era, e segue sendo comum na Ásia. Os cães eram alimentados somente de grãos e sacrificavam-se ainda jovens aproveitando também seu pêlo para fazer roupas.



Ainda no começo do século XX os Chows podiam ser vistos na China e seus filhotes sendo vendidos normalmente nos mercados.



Pela política da China de portas fechadas, este cão só foi conhecido no Ocidente somente em torno de 1780, quando alguns marinheiros o levaram de contrabando para a Inglaterra e o exibiram no zoológico de Londres como o cão selvagem Chinês, até que a Rainha Vitória, amante e protetora da raça, levou um exemplar com ela.

LendasOs chineses têm uma lenda só para explicar a boca e língua azuis dos chow chows, eles dizem que, durante a criação do universo, quando Deus resolveu pintar o céu de azul, teria deixado cair algumas gotas de tinta no chão, então, um chow chow, que observava o trabalho lambeu as gotas e ficou com a boca azul.


HistoryRecent DNA analysis confirms that the chow chow is one of the oldest breeds of dog.[3] Research indicates it is one of the first primitive breeds to evolve from the wolf, and is thought to have originated in the arid steppes of northern China/Mongolia. A Chinese bas-relief from 150 BC shows a hunting dog and a dog very friendly toward children similar in appearance to the chow. Later, chow chows were bred as general-purpose working dogs for hunting, herding, pulling and protection of the home. The black tongued chow was also bred for human consumption.[4] Some scholars claim the chow was the original ancestor of the Samoyed, Norwegian Elkhound, Pomeranian and Keeshond.[5]




In the United States, the chow chow was a highly popular pet among the rich and famous during the Roaring Twenties. President Calvin Coolidge and his wife owned a black chow named Timmy.[6][7] Chow chows were also popular in the 1930s and 1980s.

Dogue do Tibet

Este molosso asiático, foi aquele que acompanhou as tropas de Alexandre o Grande quando estas retornavam da Ásia e seus descendentes se espalharam pela Europa. Dizem que os chows podem ter sido cruza deles com um cão spitz. Será? Até que parecem...mistério!! Ou será que vieram  do grandão ai de baixo, pode ser também?? será?? bom a boca é bem parecida...rs...