Home






.


Esse fofo filhote é de Ouriço, ontem entrei em pÂnico quando minhas duas chows mataram um de mais ou menos 3 quilos, grande, chamei veterinário, que foi excelente, Dr. Francisco Vilardo, Petrópolis RJ, ele chegou às oito da noite estava em pânico sobre controle depois de ter tido um stress, tipo uau qd peguei a mais velha então ainda matando o bichinho, 
Chegou calmo e ela aceitou tratamento bem, depois falam que chow chow ´w stressado, 
 acabamos de retirar os espinhos, que é o pêlo do ouriço, às 22 horas, tomaram anestesia geral, além de  medicação antinflamatória. 
Recomendo esse médico veterinário, ele atende animais PET e tb para  animais selvagens, que é sua especialização. fone (24) 9964 0143. 
 Como faz diferença quando encontramos um bom médico, estava em pânico mas ele resolveu lógico com o apoio de minha mãe e minha querida Vizinha, Gilma  que arranjou veterinário, me acalmou,  era sexta feira de noite, complicado porque tudo de animais que se acidentam com bichos silvestres  é de noite...uau!! que bom agora tudo bem, vou enterrar o bichinho tadinho...instinto foi mais forte elas mataram e foram hj cedo procurar mais mesmo depois de tudo que aconteceu..loucas chows, mas agora quem vai fechar as duas antes das 17 horas sou eu, 
é preciso que o  cachorro fiquem sem contato com locais que possam ter ouriço, gambá ah esse então já mataram nove. Um horror mas são animais não refletem ...rsss e nós que refletimos matamos mais animais mesmo tendo como planejar outra forma de atitude  a humanidade é cruel!! Bárbara.




Para conhecer um pouco mais sobre os ouriços e como os acidentes acontecem, colocamos aqui um trecho de uma excelente reportagem exibida pela revista Terra da Gente.





     "Os ouriços vivem na copa de árvores, ocultos em emaranhados de cipós e copas densas. Repousam durante a maior parte do dia e descem apenas no crepúsculo ou à noite. São animais silenciosos, pequenos - a maioria tem menos de meio metro e até 2 kg -, e de movimentos muito lentos. Não é nada fácil observá-los na natureza. E se faltam informações, sobram lendas e confusões. Muita gente chama esse animal de porco-espinho, embora o ouriço-cacheiro nada tenha de porco. Tal nome comum, na verdade, é atribuído a roedores do gênero Hystrix, representado por 8 espécies da Europa, África e Ásia, e ao hedgehog popularizado no mundo dos games com o nome Sonic.Gente da roça também 'jura de pé junto' que o ouriço atira seus espinhos em cães, pois eles voltam para a casa com os focinhos cravejados. É conversa fiada. Os 'espinhos' são pêlos modificados: podem alcançar até 10 cm e cobrem quase todo o corpo. Apesar de duros e fortes, soltam-se facilmente quando tocados. Se atacado, nosso ouriço eriça os pêlos e se vira de costas para o predador, para proteger os vulneráveis focinho e ventre. Então, se o cão aparece espetado, é porque abocanhou a vítima, ou a tocou com o focinho. 

Algumas espécies, como o ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), avançam sobre o atacante, conferindo mordidas potentes. O 'sobrenome' dos nossos ouriços - cacheiro - faz muito sentido. No dicionário, cachar é o mesmo que esconder-se, ocultar-se. A cacha ainda é o punho onde se prende a lâmina de uma espada. Com sua cauda preênsil e pelada, com 15 cm em média, o ouriço-cacheiro se mantém bem agarrado a cipós e ramas de árvores, em alturas de até 15 metros, escondido e com as 'espadas embainhadas'. É uma estratégia importante para a sobrevivência de um animal de visão precária, cuja carne é considerada um petisco, com espinhos e tudo. "Para a suçuarana (Puma concolor), o ouriço-cacheiro é como chocolate", ironiza Galetti, explicando que os grandes felinos estão entre seus maiores predadores.
" FONTE: REVISTA TERRA DA GENTE.SET/2009

fotos de uma pitbull ouriçado tadinhoooo
essa foto e algumas palavras são do site Vira Lata citado no fim deste post!

O ouriço é inofensivo e lerdo, mas quando atacado procura encolher-se espetando quem quer que tenha a ingenuidade de atacá-lo. Normalmente cães jovens que se vêem atraídos por sua pelagem. Como as pontas dos espinhos são pretas e o corpo do espinho é amarelo, o movimento do ouriço provoca ondulações na pelagem que parecem um acender e apagar de uma luz amarela (hora aparecendo o corpo do espinho, hora somente a cobertura ou ponta do espinho que fica para cima). A ponta do espinho como um arpão possui escamas voltadas para a base do espinho,  que ao penetrar na pele tende a se aprofundar e  torna difícil sua extração. Como pode-se imaginar o cão normalmente sofre o acidente na boca, e apresenta dor local, tentando com suas patas anteriores se ver livre destes espinhos, esforço em vão











                      JUJU é a chow da Verônica Valardan
         Postei a menina dourada, ela tem um charme né??
                           Parabéns, linda chow chow.
                         Bom saber que somos da mesma cidade.
Estamos por aqui...lambeijos, Thora,  Lolla e Ruth.



Homenagem ao Pai
da Theodora Correa Rosa
                                a minha Chow filha do
                                 Iago Correa Rosa,  
      de propriedade de Helio Correa
  grande saudade,  

Brenda e Iago no cercado
2007
_______________________________Helio e netinho

Link:  para site americano de chow
http://chowclub.org/ccci/



Calor



Clima Original







O clima quente não é um clima muito propício ao bem estar de um Chow. Tendo sua origem em uma região assolada por ventos gelados, as planícies mongóis, o chow desenvolveu um grosso casaco de pêlos. Entretanto, como não haviam muitos locais para se abrigarem, eles passavam muito tempo tomando sol direto. A proteção contra o vento também servia contra o sol, pois o isolamento têrmico é muito eficiente.
Fico pensando será que eh por isso que minhas chows ficam deitadas no Sol das 13 horas em que a temperatura chega a mais de 40 graus porque elas ficam mesmo no Sol!!











Brasil







Como a maior parte do Brasil se encontra em regiões climáticas muito quentes, a visão de um Chow nestas regiões não tende a combinar muito. A adaptabilidade à mudanças de um cão é quase tão grande quanto a do homem. Um chow que vive em uma região quente acaba desenvolvendo um pêlo menos denso, para "quebrar" a incidência direta do sol e permitir uma ventilação maior e um sub-pêlo que mantêm a temperatura constante.



É comum um chow deitar-se num horário quente no sol para se aquecer. Quando isto ocorre você pode notar que o pêlo fica quente, mas o sub-pêlo continua fresco. Entretanto ao perceber que a temperatura já atingiu o grau desejado eles rapidamente saem do sol direto e procuram um local arejado e fresco. O longo pêlo os protege da incidência direta do sol, mas podem se tornar vilão caso o ambiente esteja muito abafado e quente, pois assim como o calor não entra, também não sai com facilidade.



O verão relativamente longo, quente e úmido da maior parte do Brasil causa um stress maior ao chow. A tosa pode ser uma saída para ajudar o chow a enfrentar com maior facilidade este período difícil. Em regiões onde o calor ocorre o ano todo a tosa pode ser mantida o ano inteiro. Nas regiões sub-tropicais, onde o inverno pode ser mais rigoroso, a tosa deve ser feita no início do verão e mantida durante esta estação, mas quando o inverno chegar o cão já deve estar com o casaco natural recomposto ou grande o suficiente para mantê-lo aquecido. A tosa possui, além da vantagem de diminuir o calor do cão, a maior facilitação na higienação tanto do cão quanto do ambiente. Cães em exposição não podem estar tosados quando entrarem em pista.





 




O maior problema para um chow não está propriamente no calor, e sim na umidade. Se ele viver em um local muito úmido, as chances de aparecerem problemas de pele são muito maiores. As temperaturas temperadas em conjunto com os invernos úmidos causam a maior parte dos "hot spots". Ou seja, é o inverno e não o verão que causa mais dores de cabeça nos proprietários de Chow.

 


Cuidados Específicos








Mesmo adaptado ao clima quente, nunca deve faltar água para um chow e eles bebem muita. O ar-condicionado não deve estar em uma temperatura muito baixa, pois se o cão sair para um ambiente externo pode sofrer com a variação alta de temperatura. Nunca passeie com seu chow em um horário muito quente, prefira o início da manhã, o final da tarde e a noite.




Golpe de Calor








Este problema ocorre com mais freqüencia em regiões ou estações mais quentes quando o chow é deixado em um local com pouco ou nenhuma ventilação. O interior de um carro é um exemplo típico. O cão procura superfícies mais frias e, ao não encontrar, aumenta a freqüencia respiratória para tentar diminuir a temperatura, o que nem sempre é suficiente. Os principais sintomas são: moleza, o animal cambaleia, respiração ofegante, aumento da temperatura corpórea, pele seca, aumento da pulsação. Se medidas não forem tomadas urgentemente o cão podem ter parada uma cardíaca ou respiratória e falecer. Ao perceber estes sintomas é fundamental diminuir a temperatura urgentemente. Bolas com água fria, banhos com água gelada, ventilação do ambiente, colocação do animal em ambiente climatizado, corte imediato do pêlo, principalmente o da juba, são medidas que podem ser tomadas urgentemente para tentar reduzir os sintomas. O veterinário deve ser chamado para fazer o acompanhamento e a estabilização do quadro. O quadro pode se estabelecer muito rapidamente caso o ambiente favoreça. Já houveram muitos casos em que, em poucos minutos, os sintomas foram percebidos e, sem o devido tratamento emergencial, o cão faleceu. Portanto fique atento ao local onde você deixa seu chow, deve ser arejado e fresco.
quase tudo veio daqui, copiou colou citou aprendi com minha professora Celina na faculdade pedagogia na UEM
acho que isso eh lei é gentil e educado...
esse site eh mt bom!!
http://www.chow.com.br/calor.phphttp://www.chow.com.br/calor.php 

Nenhum comentário:

Postar um comentário